O QUE É PESQUISA QUALITATIVA

Ao procurar identificar e conhecer as múltiplas facetas de um objeto de estudo, a pesquisa qualitativa relaciona os dados obtidos ao todo social, levando em conta fatores socioeconômicos, psicológicos, pedagógicos, etc.
As análises qualitativas buscam descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, analisando a interação de certas variáveis, compreendendo e classificando processos dinâmicos experimentados por grupos sociais.
Por exemplo: a pesquisa etnográfica e os estudos de caso.
As técnicas de que se utilizam são: entrevistas semi-estruturadas, entrevistas abertas ou livres, questionários abertos, observação, análise de conteúdo, entre outras.
Segundo Bogdan (apud TRIVIÑOS, 1987), nas pesquisas qualitativas, a realidade a ser pesquisada é tida como fonte direta dos dados, e o pesquisador é considerado um instrumento-chave.
Assim, a maior preocupação é com o processo e não apenas com os resultados e o produto e, nesse caso, os dados são analisados por indução, buscando-se essencialmente o seu significado.
A descrição é um dos procedimentos mais habituais no âmbito das pesquisas de abordagem qualitativa, e entre estas, notadamente, aquelas realizadas no campo da educação.
Embora distintas, não há uma dicotomia radical entre as metodologias qualitativa e quantitativa. Elas complementam-se, em grande parte, através dos estudos realizados na área das Ciências Sociais.

Observações:

-Um trabalho científico pode utilizar mais de um tipo de metodologia. No entanto, todos os tipos de pesquisa utilizam a bibliográfica como fundamentação.
-Uma pesquisa de cunho predominantemente bibliográfico pode adotar, também, recursos da pesquisa de campo ou de laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário