APRESENTAÇÃO DE TCC

Releia os slides – Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações.
Ensaie – Pratique sua apresentação, sozinho a princípio, e depois para um pequeno grupo, se você puder. Peça para alguém se posicionar bem longe e avaliar se consegue ler seus slides. Use um relógio e cronometre quanto tempo você passa em cada slide – e tente deslocar o ponto de equilíbrio, de modo a reservar mais tempo para os slides mais importantes no contexto da sua apresentação. Quando terminar de ensair, ensaie de novo!
Use bem seu apontador – Se for um bom apontador laser, não o use como uma âncora fixando você ao chão: você precisa usar bem o seu espaço, movimente-se e gesticule. Quando for apontar, realmente aponte, e não fique circulando ao redor de uma grande área do slide – só você acha que o círculo é pequeno e que o ponto que você deseja enfatizar é óbvio. Se puder, invista em um bom apontador.
Cuidado com o notebook – Teste tudo antes, inclusive a conexão com o projetor e com o sistema de som, se for o caso. Desative o screensaver e qualquer programa que possa interromper sua apresentação ou sobrepor alguma informação a ela. E não fale olhando para a tela do notebook – se você precisa olhar para sua apresentação, olhe para ela na tela onde está sendo projetada. Lembre-se que o público tende a tentar olhar para onde você estiver olhando. E lembre-se de nunca depender do PowerPoint!
Apresente-se na abertura – Mesmo que o mestre de cerimônias já tenha dito quem você é, apresente-se mais uma vez, de forma simpática e cuidando especialmente da sua pronúncia ao dizer seu nome. Pratique antes, se para você não for natural dizer algo como “Boa tarde, meu nome é XXXX e vamos passar XX minutos interessantes examinando”.
Atenção aos slides iniciais – É nos slides iniciais que você conquista ou joga fora a atenção da platéia – começar um texto ou apresentação é uma arte em si. Capriche especialmente no visual deles, e se esforce para memorizá-los (bem como os demais fatos relacionados ao tema deles) de forma destacada.
· Os slides não são a apresentação. Nunca esqueça que a atenção deve estar em você, e não nos slides. Você não deseja competir com eles pela atenção do seu público.
· Siga uma seqüência lógica. Se possível, comece rabiscando num papel quais os pontos que você precisa abordar.
· Seja legível. Se você vai escrever algo no slide, todo mundo precisa conseguir ler. Mas escreva o mínimo possível. Cuidado nas escolhas das fontes.
· Slide não é relatório. Se você precisar comunicar um longo conteúdo textual, imprima-o e entregue à platéia – se possível, antes do início da apresentação. Nos slides, sempre que possível, substitua as palavras por um gráfico ou imagem, para complementar o que você vai dizer.
· Menos é mais, especialmente quando estamos tratando de efeitos visuais e sonoros. Faça todos os itens do slide aparecerem ao mesmo tempo – ninguém na platéia espera ser surpreendido 90 vezes durante a sua apresentação.
· Distribua um folheto – antes! – a não ser que sua intenção seja fazer surpresas, distribuir um folheto com todos os slides ANTES da apresentação ajudará a manter as pessoas prestando atenção em você, e não no slide. Se você tem dúvidas se o público prestará atenção na apresentação se já tiver imagens de todos os slides em mãos antes da apresentação, há algo errado com a apresentação, ou com o público.
· Conheça as estatísticas – estudos recentes mostraram que apresentações de slides apenas com títulos, gráficos e imagens levam a uma retenção de conteúdo 28% maior que a dos slides tradicionais com listas de itens, e uma capacidade 78% maior de aplicar a informação recebida.

OBSERVAÇÃO: Os recursos visuais são de grande ajuda para fixar a sua apresentação na mente da platéia. Mas, se não forem bem utilizados, tendem a se transformar automaticamente em um obstáculo entre você e o público. E o que é pior: você pode nem notar.Releia os slides – Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações.
Ensaie – Pratique sua apresentação, sozinho a princípio, e depois para um pequeno grupo, se você puder. Peça para alguém se posicionar bem longe e avaliar se consegue ler seus slides. Use um relógio e cronometre quanto tempo você passa em cada slide – e tente deslocar o ponto de equilíbrio, de modo a reservar mais tempo para os slides mais importantes no contexto da sua apresentação. Quando terminar de ensair, ensaie de novo!
Use bem seu apontador – Se for um bom apontador laser, não o use como uma âncora fixando você ao chão: você precisa usar bem o seu espaço, movimente-se e gesticule. Quando for apontar, realmente aponte, e não fique circulando ao redor de uma grande área do slide – só você acha que o círculo é pequeno e que o ponto que você deseja enfatizar é óbvio. Se puder, invista em um bom apontador.
Cuidado com o notebook – Teste tudo antes, inclusive a conexão com o projetor e com o sistema de som, se for o caso. Desative o screensaver e qualquer programa que possa interromper sua apresentação ou sobrepor alguma informação a ela. E não fale olhando para a tela do notebook – se você precisa olhar para sua apresentação, olhe para ela na tela onde está sendo projetada. Lembre-se que o público tende a tentar olhar para onde você estiver olhando. E lembre-se de nunca depender do PowerPoint!
Apresente-se na abertura – Mesmo que o mestre de cerimônias já tenha dito quem você é, apresente-se mais uma vez, de forma simpática e cuidando especialmente da sua pronúncia ao dizer seu nome. Pratique antes, se para você não for natural dizer algo como “Boa tarde, meu nome é XXXX e vamos passar XX minutos interessantes examinando”.
Atenção aos slides iniciais – É nos slides iniciais que você conquista ou joga fora a atenção da platéia – começar um texto ou apresentação é uma arte em si. Capriche especialmente no visual deles, e se esforce para memorizá-los (bem como os demais fatos relacionados ao tema deles) de forma destacada.
· Os slides não são a apresentação. Nunca esqueça que a atenção deve estar em você, e não nos slides. Você não deseja competir com eles pela atenção do seu público.
· Siga uma seqüência lógica. Se possível, comece rabiscando num papel quais os pontos que você precisa abordar.
· Seja legível. Se você vai escrever algo no slide, todo mundo precisa conseguir ler. Mas escreva o mínimo possível. Cuidado nas escolhas das fontes.
· Slide não é relatório. Se você precisar comunicar um longo conteúdo textual, imprima-o e entregue à platéia – se possível, antes do início da apresentação. Nos slides, sempre que possível, substitua as palavras por um gráfico ou imagem, para complementar o que você vai dizer.
· Menos é mais, especialmente quando estamos tratando de efeitos visuais e sonoros. Faça todos os itens do slide aparecerem ao mesmo tempo – ninguém na platéia espera ser surpreendido 90 vezes durante a sua apresentação.
· Distribua um folheto – antes! – a não ser que sua intenção seja fazer surpresas, distribuir um folheto com todos os slides ANTES da apresentação ajudará a manter as pessoas prestando atenção em você, e não no slide. Se você tem dúvidas se o público prestará atenção na apresentação se já tiver imagens de todos os slides em mãos antes da apresentação, há algo errado com a apresentação, ou com o público.
· Conheça as estatísticas – estudos recentes mostraram que apresentações de slides apenas com títulos, gráficos e imagens levam a uma retenção de conteúdo 28% maior que a dos slides tradicionais com listas de itens, e uma capacidade 78% maior de aplicar a informação recebida.

OBSERVAÇÃO: Os recursos visuais são de grande ajuda para fixar a sua apresentação na mente da platéia. Mas, se não forem bem utilizados, tendem a se transformar automaticamente em um obstáculo entre você e o público. E o que é pior: você pode nem notar.

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