A definição mais atualizada de dislexia data de 2003 e que foi exposta no Annals of Dyslexia, volume 53, elaborada pela The Internacional Dyslexia Association (IDA), argumenta ser a dislexia uma “dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária”.
Existem dois grupos de sintomas importantes que caracterizam a dislexia.
O primeiro corresponde ao processo de maturação e abrange grande parte do potencial biológico da criança, sendo evidente em qualquer época de seu ciclo vital, bem como condicionado à qualidade de seus genes e ao meio em que se desenvolve. O segundo grupo está voltado para as características peculiares da leitura e da escrita.
As funções de maturação que se encontram, prejudicadas nas crianças disléxicas são: sensopercepção, atenção, memória, imaginação, motricidade, esquema corporal, lateralidade, espacialidade, dificuldades categorias, ritmo.
Quanto às características peculiares, ou seja, as falhas que são vinculadas ao processo de aprendizagem, são detectadas com facilidade pelos pais, professores e terapeutas e representam os erros cometidos na escrita e na leitura.
Foi promulgada pela Assembléia Legislativa de 2 de janeiro de 2007 a lei 12.525/07 (ANEXO 1) que obriga o programa de identificação e tratamento da Dislexia nas escolas estaduais. A lei tem como proposta detectar precocemente o distúrbio e viabilizar o tratamento para os estudantes disléxicos.
A lei prevê a capacitação permanente dos professores para identificar os sinais de dislexia e de outros distúrbios do aprendizado nos estudantes.
A dinâmica de atendimento se dará por intermédio da parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde criando equipes multidisciplinares com profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia.
Estudiosos acreditam ser de suma importância a aprovação da lei, já que a maioria das escolas não está apta para identificar os sinais da dislexia. Além disso, pode-se propor um atendimento multidisciplinar, fator de grande relevância para a identificação e tratamento da forma adequada.
Como exemplos de disléxicos da nossa sociedade podemos citar nomes como:
Ø Agatha Christie (escritora)
Ø Albert Einstein (cientista)
Ø Charles Darwin (cientista)
Ø Franklin D. Roosevelt (presidente dos EUA)
Ø Jackie Stewart (piloto de corridas)
Ø Michelangelo (pintor e escultor)
Ø Pablo Picasso (pintor)
Ø Tom Cruise (ator)
Ø Walt Disney (criador do mundo Disney)
Os sinais mais importantes de dislexia na idade escolar são:
Ø Lentidão na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita
Ø Trocas ortográficas ocorrem, mas dependem do tipo de dislexia
Ø Problema para reconhecer rimas e alterações
Ø Desatenção e dispersão
Ø Desempenho escolar abaixo da média, em matérias específicas, que dependem da linguagem escrita
Ø Melhores resultados, nas avaliações orais, do que nas escritas
Ø Dificuldade de coordenação motora fina e grossa
Ø Dificuldade de copiar as lições do quadro, ou de um livro
Ø Problema de lateralidade
Ø Dificuldade de expressão: vocabulário pobre, frases curtas, estrutura simples, sentenças vagas
Ø Dificuldade em manusear mapas e dicionários
Ø Esquecimento de palavras
Ø Problema de conduta: retração, timidez excessiva e depressão
Ø Desinteresse ou negação da necessidade de ler
Ø Leitura demorada, silabada e com erros. Esquecimento de tudo o que lê
Ø Salta linhas durante a leitura, acompanha a linha de leitura com o dedo
Ø Dificuldade em Matemática, desenho geométrico e em decorar seqüências
Ø Desnível entre o que ouve e o que lê. Aproveita o que ouve, mas não o que lê
Ø Demora demasiado tempo na realização dos trabalhos de casa
Ø Não gosta de ir à escola
Ø Apresenta “picos de aprendizagem”, nuns dias parece assimilar e compreender os conteúdos e noutro, parece ter esquecido o que tinha aprendido anteriormente
Ø Pode evidenciar capacidade acima da média em áreas como desenho, música, teatro, esporte entre outros
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